Cidades de Santa Catarina precisaram interromper a oferta de serviços essenciais nesta quarta-feira (10) devido aos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem o Estado, em especial as regiões mais próximas ao Litoral. Foram mais comuns as suspensões de aulas na rede pública e de atendimentos em unidades de saúde.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Norte de SC

Em Joinville, foram suspensas ao menos as aulas da rede municipal que ocorreriam no período da tarde desta quarta. A prefeitura local informou que a medida foi motivada pela dificuldade em transitar pela cidade, com ruas tomadas de águas.

São Francisco do Sul tomou decisão semelhante e ainda interrompeu todos os seus serviços de saúde, com exceção dos atendimentos no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça e em sua Unidade de Pronto-Atendimento 24h. Araquari também fechou escolas e só manteve sua UPA 24h aberta.

Ainda na região, a prefeitura de Garuva suspendeu as aulas dos turnos da tarde e noite. Ela já havia adotado medida parecida na noite de terça (9).

Continua depois da publicidade

Já em Barra Velha foram cancelados, além das aulas, os atendimentos de todas as unidades básicas de saúde (UBSs), da policlínica, da farmácia especializada, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

Vale do Itajaí

Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema também suspenderam as aulas da rede municipal no período vespertino. Também no Vale do Itajaí, a prefeitura de Penha adotou medida parecida e ainda decretou situação de emergência.

Guaramirim e Porto Belo também fecharam as escolas. No caso do segundo município, o centro administrativo local também teve serviços suspensos.

Na mesma região, Navegantes é outra cidade que ficará sem aulas na rede pública municipal no restante do dia. Ainda assim, as escolas da cidade permanecerão abertas para ao menos receberem as crianças que não puderem ficar com os responsáveis.

Continua depois da publicidade

Grande Florianópolis

Em São José, na Grande Florianópolis, as escolas também estarão abertas, mas não serão aplicadas avaliações nem novos conteúdos aos alunos. Assim, crianças que não forem levadas às unidades por decisão dos pais não serão prejudicadas por isso.

Na capital catarinense, a prefeitura confirmou no início da tarde que ao menos cinco escolas e sete creches tiveram atividades suspensas. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também suspendeu suas aulas.

A prefeitura de Florianópolis ainda fechou todos os parques municipais da cidade e cancelou os serviços de Vacinação no Busão e na Van, além de ter suspendido a oferta de imunização em ao menos sete unidades do município. 

Sul de SC

Em Jaguaruna, no Sul Catarinense, a prefeitura local suspendeu as aulas de toda rede pública, tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais, ao longo desta quarta. No dia anterior, a cidade já havia interrompido o serviço de transporte escolar.

Continua depois da publicidade

Já em Tubarão, foram vetados os serviços do programa Saúde Mais Perto de Você, que teria um ônibus estacionado em frente à igreja Campestre, e da UBS do bairro Recife.

Ainda na região, Criciúma cancelou aulas de ao menos três escolas municipais dos bairros São Roque, Sangão e Vila Francesa. Nestes dois últimos, também foram suspensos os atendimentos das UBSs locais. 

Leia mais

AO VIVO: Ciclone em SC causa deslizamentos, alagamentos e estragos

AO VIVO: chuva causa alagamentos em Florianópolis e Defesa Civil alerta para riscos

Chuva em SC causa bloqueio de rodovias com deslizamentos e alagamentos; veja quais

Destaques do NSC Total