Publicação de WWF-Brasil

Visualizar página da organização de WWF-Brasil

70.100 seguidores

Já parou para se perguntar por que lixões ficam em regiões afastadas ou periféricas? E porque favelas, comunidades indígenas, quilombolas, periféricas sempre são mais afetadas por inundações, poluição, contaminação de resíduos químicos, queimadas? A resposta curta para essas perguntas é: Racismo Ambiental. Nesse 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, vamos falar um pouco mais sobre o tema, veja o vídeo abaixo para entender melhor o conceito. Além do conceito local de racismo ambiental, ele também pode ser observado de maneira global. Países em desenvolvimento e mais pobres costumam ser escolhidos para instalação de indústrias poluidoras, além de sofrerem mais com os impactos da emergência climática, mesmo quando nem sempre estão na lista dos maiores emissores de gases de efeito estufa. De acordo com o IPCC, a mortalidade causada por tempestades, enchentes ou secas é 15 vezes maior em países de alta vulnerabilidade comparativamente aos países de vulnerabilidade menor. Por isso, uma das grandes temáticas da #COP27 que se encerrou no dia 18/11, foi “Perdas e Danos” que são os custos assumidos por países que contribuíram menos para a mudança climática, mas estão sofrendo os impactos, como aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos cada vez mais comuns #AgirÉUrgente para mitigar o impacto do Racismo Ambiental, #JuntosÉpossível mudar esse cenário.

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    + 4
Luiz Paulo da Silva Costa

Gerente de Projetos Especiais de Aviação na Hobeco Sudamericana

1 a

É a pobreza que é atraída para os lixões e não o contrário! Essa é a narrativa mais sem pé nem cabeça que já vi!! Permita-me discordar! Não tem nada a ver com raça e sim com economia e políticas públicas!

Mônica de Rezendes

Bióloga | Meio Ambiente | Auditoria | ESG | Sustentabilidade

1 a

Vocês estão de brincadeira…

Ernane Jesus

Analista de Projetos Ambientais | Degraf Instituto

1 a

Me deixou um pouco confuso. É certo que as áreas periféricas são as preferidas para descarte inadequado de resíduos por inúmeras outras razões. Supondo que uma comunidade em situação de risco social seja predominantemente branca e morasse perto de um lixão ainda seria considerado Racismo Ambiental? Ou essa seria uma amostra descartada?

José Truda Palazzo, Jr.

CEO at Truda Palazzo & Associates

1 a

Mimimi pseudo-social que está contaminando o trabalho do WWF, que deveria se focar na conservação da biodiversidade e está virando um hub de trololó sociocoisista. Triste fim!

Rodrigo Lima Andrade

Frequentou a UNINTER Centro Universitário Internacional

1 a

Ao meu ver os lixões ficam em áreas afastadas e previamente definidas por uma questão de análise de menor potencial de contaminações, logística, conscientização dos órgãos competentes. Agora se por algum motivo as pessoas passaram a residir no seu entorno aí já é opção dele utilizando do seu livre arbítrio assim como as pessoas as quais vão construir suas casas em beiras de Rio sabendo do risco que corre devido a enchentes. Detalhe antes deles serem vítimas eles são autores de crimes ambientais suprimindo a mata ciliar e jogando dejetos nos rios.

Antonio Claudio Flabis Dias

IMÓVEIS RESIDENCIAIS E CORPORATIVOS - MÁQUINAS E PROJETOS CIVIS.

1 a

Considero RACISMO AMBIENTAL essas ongs que escolhem uma parcela do povo ou do mapa, dizendo que vão defender, mas é só para arrecadar dinheiro dos "consciência pesadas ricos e desavisados" e gastar 99% em folha de pgto.. viagens .. carros e mansões alugadas e 1% em marketing pra arrecadar mais.

Marcio Brandão

Corporate Sustainability/ESG Consultant, Professor Associado na FDC - Fundação Dom Cabral, Advisor Professor at FDC

1 a

Compartilhado no grupo do Linkedin "Realidade Climatica/Climate Reality - Brazil" - linkedin.com/groups/8196252/

Sem comentários para tanta bobagem.

Angelina Ribeiro

Engenheira e Profissional em Saúde, Segurança do Trabalho | Especialista em Gestão Ambiental | Instrutora Técnica

1 a

Contaminação difusas não deliberadamente ocorrida pela comunidade que ocupa, é pelo ambiente, onde não é visto, não é cobrado, não tem saneamento básico e não é lembrado. Esses ambientes índice de poluição é grande.

Elbia Gannoum

Chief Executive Officer at ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica - Vice Chair of Board at GWEC. SPEAKER. MENTOR. Mother. An active voice in the global debate on diversity and economic. #ESG

1 a

Tema de muita relevância.

Ver mais comentários

Entre para ver ou add a comment