Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Valor, com Associated Press — São Paulo


O derretimento de gelo na Groenlândia vai fazer com que o nível do mar suba 27cm - mais que o dobro de previsões anteriores - e a culpa é do “gelo zumbi”.

Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Geológicas da Dinamarca e Groenlândia, o “gelo zumbi” são partes de geleiras que ainda estão presas aos blocos principais de gelo, mas que por conta do aquecimento global, não estão recebendo tanta neve quanto antes e estão fadadas a se descolar - e derreter no mar.

O estudo publicado na revista “Nature Climate Change” disse ainda que o aumento no nível do mar pode chegar a 78 centímetros. Já o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) do ano passado previu um aumento de 6 a 13 centímetros do nível do mar por conta do derretimento do gelo da Groenlândia até o ano 2100.

Em entrevista à “Associated Press”, William Colgan, glaciologista do Serviço Geológico da Dinamarca e da Groenlândia e um dos autores do estudo, esses grandes pedaços de geleira são considerados “gelos mortos”, que vão desaparecer da camada de gelo em alguns anos independente de ações para evitar as mudanças climáticas.

Barco passa perto de iceberg na Groelândia — Foto: Felipe Dana/AP
Barco passa perto de iceberg na Groelândia — Foto: Felipe Dana/AP


A previsão de aumento do nível do mar em 27 cm é mais que o dobro de estimativas anteriores sobre o derretimento de gelo na Groenlândia. Os pesquisadores não colocaram uma data-limite para que isso aconteça, mas estimam que o fenômeno pode acontecer entre o final do século e 2150.

Para chegar ao número, cientistas analisaram o equilíbrio do ciclo do gelo. Em situação perfeita, a queda de neve nas montanhas da Groenlândia desce e engrossa as laterais das geleiras, equilibrando o que está derretendo nas bordas. Mas nas últimas décadas há menos reabastecimento e mais derretimento, criando desequilíbrio.

Os autores do estudo analisaram a proporção do que está sendo adicionado ante ao que está sendo perdido e calcularam que 3,3% do volume total de gelo da Groenlândia derreterá, independente do que aconteça com as medidas para redução das emissões de carbono.

Um dos autores do estudo disse que mais de 120 trilhões de toneladas de gelo já estão fadadas a derreter devido à incapacidade do manto de gelo em reabastecer suas bordas.

Esta é a primeira vez que os cientistas calculam uma perda mínima de gelo – e o aumento do nível do mar que acompanha – para a Groenlândia, uma das duas enormes camadas de gelo da Terra que estão diminuindo lentamente devido às mudanças climáticas decorrentes da queima de carvão, petróleo e gás natural.

Mais recente Próxima Sentimento econômico na zona do euro cai para menor nível em 18 meses, e analistas já sinalizam recessão

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Conforme a Constituição do Irã, o primeiro vice-presidente Mohammad Mokhber deve assumir as funções de Raisi

Governo do Irã confirma morte do presidente Ebrahim Raisi em acidente de helicóptero

Autoridades chinesas levantaram diversos alertas sobre Taiwan nos últimos dias

Lai Ching-te, novo presidente de Taiwan, toma posse com ilha dividida

O plano prevê o aporte de recursos na companhia, mediante aumento de capital, e o pagamento integral de credores com valores a receber de até R$ 30 mil

Helicóptero que transportava o presidente foi completamente queimado e que as expectativas são baixas de que ele tenha sobrevivido ao acidente; ainda não houve uma declaração oficial do governo iraniano

 Localizados os destroços do helicóptero do presidente do Irã: 'Nenhum sinal de vida', diz agência estatal

Taxa prime de empréstimos (LPR, iniciais em inglês) de um ano permaneceu estável em 3,45%, enquanto a taxa de cinco anos se manteve em 3,95%, de acordo com os dados oficiais

Medida seria uma alternativa à implementação de cidades transitórias; governo também estuda como auxiliar cozinhas solidárias

Assessoria do governador não descarta ida para o PL no futuro, mas que não há previsão para troca de partido nem movimentação do político nesse sentido

Forças de Putin atacaram resort à beira de lago e Kiev espera novos bombardeios

Ucrânia acusa Rússia de ataques em Kharkiv que mataram ao menos 11

Presidente do Fed não menciona inflação, juros ou economia, mas aborda experiências de vida