Sociedade
Publicidade

Por Marco Britto, para o Um Só Planeta

Na guerra contra a poluição dos oceanos pelo plástico, nem sempre o maior é o pior. Pequenas bolinhas de plástico puro, chamadas de pellets, servem como matéria prima para fabricação de quase todo tipo de item, de tupperwares a brinquedos e escovas. Essas pecinhas servem também para ajudar cargas sensíveis, como carros e barcos de luxo, a se acomodarem em contêineres durante viagens marítimas.

É durante o transporte que os pellets vão caindo no mar, seja por frestas dos contêineres ou grandes vazamentos, como o que ocorreu recentemente no Sri Lanka, em maio. Bilhões de bolinhas apareceram na costa após um porta-contêineres pegar fogo e afundar no Oceano Índico.

As Nações Unidas disseram que o derramamento de cerca de 1.680 toneladas de pellets foi o “pior desastre marítimo da história do Sri Lanka”, relata o jornal The Guardian.

Estas pequenas partículas de plástico absorvem matéria orgânica do oceano e confundem animais marinhos, que acabam ingerindo os pellets e sofrendo danos no sistema digestivo, ou até mesmo se sufocando ou morrendo intoxicados.

No caso do Sri Lanka, as toneladas de plástico soterraram baleias, tartarugas e golfinhos, entre milhares de espécies atingidas. O governo local pediu que as cargas com pellets sejam identificadas como substância nociva ao ambiente marinho. Isso significaria procedimentos mais rígidos para reduzir o risco de derramamento.

Assine aqui a nossa newsletter

Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

“É preciso tomar medidas imediatas para regular e coordenar melhor o manuseio, gerenciamento e transporte de pellets de plástico em toda a cadeia de suprimentos. As iniciativas voluntárias da indústria de plástico não são suficientes.”

Cerca de 370 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, com a China respondendo por quase um terço, aponta o Guardian. A Universidade do Texas estimou que são necessários 1.005 pellets para fazer uma garrafa de plástico, 665 para fazer uma escova de dentes e 174 para fazer uma sacola de supermercado. Em apenas uma ação de limpeza da costa britânica, mais de 400 mil desses pequenos pedaços de plástico foram retirados do mar.

Mais recente Próxima Ansiedade climática: saiba como tratar este transtorno
Mais do Um só Planeta

Diques estão sendo insuficientes para proteger cidades, diz ministro

Rio Grande do Sul pode voltar a ter fortes temporais na próxima semana

O líder indígena se reuniu com o pontífice no Vaticano por ocasião do seminário “Da crise climática à resiliência climática”

Cacique Raoni entrega carta com tema proteção das florestas e dos povos originários para Papa Francisco

O incidente aconteceu na cidade de Basildon, na Inglaterra, e o animal foi libertado por um veterinário

Alerta de fofura: Filhote de raposa fica com a cabeça presa em ralo de pia; veja imagens

Uma das mais recentes descobertas, feita por brasileiros, é que a cobra-cega Siphonops annulatus, que é um anfíbio, alimenta seus filhotes com uma substância viscosa e transparente semelhante ao leite

Não são apenas os mamíferos: conheça outras espécies que produzem leite

Em um planeta plugado na tomada, geração deste tipo de resíduo aumenta cinco vezes mais rápido do que a reciclagem. Mas há bons exemplos de gestão

Sucata pós-moderna: como o mundo (não) cuida do seu lixo eletrônico e como pode melhorar

Comportamento predominante às vezes é de rio, outras vezes, de lago

Guaíba é rio ou lago? Especialistas explicam polêmica

Explosões aconteceram nesta terça e quarta-feira, e foram capturadas em imagens detalhadas pela NASA

Após tempestade solar que gerou auroras, NASA registra novas explosões solares; veja imagens

A Casa Branca alegou que tomou as medidas para proteger os trabalhadores e as empresas norte-americanas das “práticas comerciais desleais da China”

EUA anunciam aumento de tarifas de importação sobre carros elétricos, baterias e painéis solares chineses

A árvore, natural da ilha de Madagáscar, na África, pode viver milhares de anos

Análise de DNA mostra que "Árvore da Vida" de parque da Disney, o baobá, surgiu há 21 milhões de anos