Internacional

Jovens britãnicos apoiam cada vez menos a monarquia

Isabel II no funeral do marido, a 17 de abril de 2021
Isabel II no funeral do marido, a 17 de abril de 2021
Leon Neal/Getty Images

Sondagem revela que 41% das pessoas entre os 18 e os 24 anos preferiam ter um chefe de Estado eleito. Percentagem subiu 15% face aos dados de há dois anos

Jovens britãnicos apoiam cada vez menos a monarquia

Mafalda Ganhão

Jornalista

A monarquia está a perder terreno entre os jovens na Grã-Bretanha, com 41% das pessoas entre os 18 e os 24 anos a dizerem que preferiam ter um chefe de Estado eleito, revela uma sondagem divulgada esta sexta-feira.

De acordo com a pesquisa do YouGov, neste grupo etário, 31% continuam a preferir um rei ou rainha, o que traduz uma descida face às opiniões manifestadas há dois anos, quando 46% preferiam a monarquia e 26% a queriam substituir.

Entre os quase cinco mil adultos que responderam, 53% das pessoas com idades entre os 25 e 49 anos apoiam a manutenção da monarquia. A percentagem fica cinco pontos abaixo da manifestada em 2019, enquanto a preferência por um chefe eleito subiu quatro pontos percentuais.

No geral, não são más notícias para a Rainha Isabel II. A monarca e a família real continuam a merecer a simpatia de 61% dos inquiridos, contra os pouco menos de um quarto que entendem que a Rainha, de 95 anos, deveria ser substituída por um governante eleito.

Entre os maiores de 65 anos, a percentagem dos que apoiam a monarquia (81%) manteve-se praticamente inalterada, quando comparada com os dados de há dois anos.

A sondagem é divulgada num momento particularmente difícil para a família real, com a morte recente do marido de Isabel II, o príncipe Filipe; as suspeitas em torno do príncipe André e a sua ligação a Jeffrey Epstein e a crise desencadeada pela entrevista dada a Oprah Winfrey por Harry e Meghan, em março.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt

Comentários

Subscreva e junte-se ao novo fórum de comentários

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas
+ Vistas